Denso, colorido e envolvente, o Douro é sobretudo rio, vinha, panorama desigual e em excesso.

O Vale do Douro, compreendido entre Barqueiros e a fronteira, é fruto dos prodígios da natureza, mas também do esforço e da energia despendida pelo homem na sua transformação. A vinha que gera as castas do célebre Vinho do Porto é a causa e a razão maior de todo este árduo trabalho.

De soberbo clima mediterrânico, o Vale é um enclave quente e seco, propício à cultura da vinha, da oliveira, da amendoeira e de frutos como a cereja, o figo, o pêssego, a laranja, a maçã.... Por todo o lado, solares, casas de quinta e testemunhos de povos errantes e de culturas diversas marcam de forma indelével a paisagem.

 

Uma região para recordar e viver

Festas e romarias são uma constante no Douro. Os santos populares, padroeiros de inúmeras vilas e aldeias, animam o início do Verão e o Carnaval possui, aqui, tradições imemoriais, como acontece em Lazarim (Lamego). As seculares romarias que refulgem ao ritmo do folclore tradicional incluem, geralmente, exibições espontâneas de artesanato - cestaria, latoaria, tanoaria, olaria e miniaturas do barco rabelo. São exemplo disso as Festas da Nossa Senhora dos Remédios em Lamego.

Rico em sabores e aromas, que embriagam o espírito e fortalecem o corpo, o Douro é também boa comida.
O pão regional cozido em fornos de lenha acompanha o melhor presunto, salpicão ou chouriça com azeitonas. As bôlas de Lamegol, assim como os excelentes peixes do rio, são tudo exemplos da genuína gastronomia regional. A carne que alimenta as gentes da região em Invernos rigorosos é comprovada por certificados de origem, atribuídos pela qualidade das raças autóctones – mirandesa e maronesa – que a par do melhor cabrito asseguram a refeição perfeita. A vasta doçaria conventual, os doces de amêndoa e de ovos, o leite-creme e as sumarentas frutas, fazem também as delícias do paladar e enchem o olhar.

Num varandim de uma casa brasonada, numa piscina de Hotel ou Pousada, a bordo de um cruzeiro que percorra o rio, navegável em toda a sua extensão, contemplar o Douro é gravar na retina e conservar na memória a magia e o mistério de uma região inesquecível.


Rua Lugar da Estrada,  5100-820  Valdigem - PORTUGAL
Tlm: (+351) 925 709 238 - geral@casajeronimo.pt